Página inicial > Sobre o Campus

Sobre o Campus

Publicado: Quarta, 30 de Maio de 2018, 12h52 | Última atualização em Quarta, 30 de Maio de 2018, 12h56 | Acessos: 494

Foto 01 – Escola Ipitinga

Fonte: Lisonete Lira, 2016.

O Campus de Tomé-Açu foi implantado em 2013 com o propósito de atender a mesorregião do Nordeste paraense, possibilitando a formação de recursos humanos qualificados em diversas áreas de conhecimento. O Campus iniciou sua jornada acadêmica em 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ipitinga, com os cursos de Ciências Contábeis e Administração. E no primeiro semestre de 2015 foram implementados os cursos de Engenharia Agrícola, Licenciatura em Biologia e Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa.

A proposta do Campus de Tomé-Açu é investir na formação profissional, em atenção às transformações sociais que se apresentam no Estado do Pará e na Amazônia. A perspectiva é apresentar um espaço de produção de conhecimento que dialogue com as dinâmicas peculiares de uma região em desenvolvimento.

O Campus oportuniza, com isso, suscitar novas competências e habilidades aos discentes dos cursos de Administração, Biologia, Ciências Contábeis, Engenharia Agrícola e Letras, aliando conhecimento à prática. Soma assim a formação docente nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Social, que asseguram a capacitação e disponibilização de profissionais preparados para atuar como professores na Educação Superior.

Com vistas a diminuir as assimetrias presentes entre os municípios da Região de Integração Metropolitana (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara), com as demais regiões, nordeste, sudeste e centro-oeste do estado, no que se refere à oferta de mão de obra qualificada para atender as exigências do mercado de trabalho local e a atender demanda por professores, que o Campus de Tomé-Açu se justifica, com o desafio de se constituir.

E no dia 04 de janeiro de 2017 foi realizada a mudança para a sede própria do Campus, e sua inauguração ocorreu no dia 20 de abril de 2017.

Foto 02 – UFRA, Campus Tomé-Açu.

Fonte: Jussara Kishi, 2018.