Página inicial > Engenharia Agrícola
Engenharia Agrícola

Publicado: Quinta, 29 de Janeiro de 2015, 19h24 | Última atualização em Sexta, 29 de Junho de 2018, 17h55 | Acessos: 3651

Horário de atendimento:

Segunda-feira a sexta-feira – 8h00min às 12h00min

14h00min às 16h00min

Telefone: (91) 99269-5992 (Secretaria do Câmpus)

Coordenação

Professor Doutor Magnun Antonio Penariol da Silva

Subcoordenador

Professor Doutor Carlos Renato Guedes Ramos

Modalidade: Bacharelado

Titulação: Engenheiro Agrícola

Nº de alunos/turma: Turma teórica de 50 alunos

Regime de matrícula: Semestral

Turno de funcionamento: Integral

Disponibilidade de vagas: 50 vagas anuais

Integralização: 5 anos, mínimo (10 semestres)

Funcionamento: Tipo seriado semestral – dois semestres por ano letivo

Missão do Curso

Visa a formação de profissionais para atuação em áreas relacionadas com o desenvolvimento rural e agrícola, especialmente nos setores de produção e aplicação de tecnologias de engenharia destinadas à otimização e inovação no sistema agroindustrial. Por intermédio disso, atender a região do vale do Acará e a microrregião de Tomé-Açu.

O Engenheiro Agrícola, por meio de seus conhecimentos de Engenharia e Agricultura, deverá atuar na execução de tarefas especializadas, atendendo ao alto grau de especificidade presente na agricultura moderna, abarque aos princípios da sustentabilidade. O mesmo aturará nas áreas de: Engenharia de irrigação e drenagem do solo; Construção para fins rurais e ambiência; Projeto e otimização de máquinas e de implementos agrícolas; Pré-processamento e armazenamento de produtos agrícolas; Eletrificação rural; Sensoriamento Remoto; Planejamento e administração rural; Tecnologias Agroambientais.

Perfil do Profissional de Engenharia Agrícola Formado na UFRA

O profissional formado no curso de Engenharia Agrícola da UFRA – Campus de Tomé-Açu, será capacitado para a resolução de problemas conforme os preceitos da ética e visão humanística às demandas sociais, deve possuir, ainda, valores éticos, morais, espírito crítico e empreendedor, além de criatividade e determinação frente aos desafios que irá encontrar, tais como elaboração, implementação e consolidação de projetos nas diversas áreas da Engenharia Agrícola. Esta formação se dará a partir da dinâmica acadêmica considerando a possibilidade da atualização curricular constante, oferecida pela grade de disciplinas obrigatória e eletivas definidas previamente, bem como acompanhamento das exigências de mercado e do avanço científico-tecnológico.

Este profissional terá formação embasada nas ciências exatas e tecnológicas com formação específica em Engenharia de Água e Solo, Mecanização Agrícola, Construções Agro-industriais e Ambiência, Energia na Agroindústria e Processamento de Produtos Agrícolas com capacidade e senso crítico suficiente para promover a readequação e transformação da realidade agroindustrial da região frente à evolução científica e tecnológica e de utilizar e gerar conhecimentos com vista à modernização agroindustrial e pecuária, bem como solucionar os problemas de engenharia relacionados com produção, que envolve energia, transporte, sistemas estruturais e equipamentos.

O Engenheiro Agrícola, graduado pela Ufra – Campus de Tomé-Açu , estará capacitado a exercer as atribuições legais e preparado para definir alternativas de mecanização e explorações da terra segundo as oportunidades de mercado, potencial produtivo, uso dos recursos, diversificações e agregação de valores.

Será dotado da compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente, além da capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações.

O Profissional de Engenharia Agrícola graduado pela Ufra – Campus de Tomé-Açu, estará apto a atuar tanto na esfera privada quanto na pública, comprometido com a ética profissional e responsabilidade no trabalho em grupo. Demonstrando domínio no processo de gestão, tecnologia do produto e repasse de informação no que tange o processo das cadeias produtivas.

COMISSÕES

Colegiado de Curso – Portaria

Núcleo Docente Estruturante – Portaria

Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Supervisionado Obrigatório – Portaria